O que é deficiência auditiva?
Deficiência auditiva (perda auditiva) é quando a habilidade auditiva da pessoa é reduzida. Deficiência auditiva faz com que a pessoa tenha dificuldade de ouvir diálogos e outros sons.
As causas mais comuns de deficiência auditiva (perda auditiva) são ruídos e envelhecimento. Na maioria dos casos deficiência auditiva não pode ser curada. Deficiência auditiva é, normalmente, tratada com o uso de aparelhos auditivos.
Causas de deficiência auditiva
Deficiência auditiva pode ser causada por vários fatores, mas envelhecimento e ruído são as duas causas mais comuns. Perder a audição com a idade é uma consequência natural. Nossa capacidade auditiva piora 40 anos de idade, e daí para frente. Mais da metade das pessoas, ao atingir 80 anos de idade, sofre significantemente de deficiência auditiva, conhecida como perda auditiva relacionada à idade, Presbiacusia. Outro motivo comum de deficiência auditiva é exposição a ruídos. Deficiência auditiva pode ser uma consequência de se viver em um mundo ruidoso. Tais ruídos surgem do nosso ambiente de trabalho ou exposições a ruídos, como ruídos de motores ou som alto em show de rock, clubes noturnos, discotecas, como também com o uso de aparelhos estéreos, com ou sem headphones. O uso elevado de aparelho mp3 aumenta os efeitos de deficiência auditiva.
Deficiência auditiva pode também ocorrer como resultado de outros fatores, e pode ser causada por:
Algumas doenças e infecções
Certos tipos de síndromes
Medicamentos e fármacos
Danos no ouvido
Lesões na cabeça
Malformações congênitas do ouvido ou entupimento no ouvido
Fatores genéticos
Tumores na cabeça
Alcoolismo e tabagismo
Solventes
Colesterol